Blog

Ingredientes do Beyond Burger

De que é feito o Beyond Burguer?

Quais são os ingredientes do hambúrguer vegano mais vendido no nosso restaurante? Fomos à procura dos segredos do sabor do Beyond Burger.

beyond cheeseburger vegan junkies
Vegan Junkie’s Beyond Cheeseburger

Os hambúrgueres veganos que simulam o sabor da carne têm ocupado um lugar crucial como alternativas a produtos de origem animal. Aqui no Vegan Junkies, o Beyond Cheese Burger é o nosso bestseller entre os pratos principais. Quem experimenta pela primeira vez, surpreende-se. Quem já o comeu, nunca fica desapontado ao repetir. 

Enquanto a Beyond Meat e a Impossible Foods se tornam gigantes do mercado alimentício, pouco sabemos do processo de produção. Fomos então à procura de respostas…

caixa de beyond cheeseburger
Assim chegam as nossas superstars…

De que é feito o Beyond Burger?

Os ingredientes principais são: Água, proteína de ervilha(18%), óleo de colza, óleo de coco refinado.

Além disso, contém 2% ou menos dos seguintes ingredientes: Celulose de bambu, Metilcelulose, amido de batata, aroma, aroma de fumo, Maltodextrina, extracto de levedura, sal, óleo de girassol, levedura seca, Goma-arábica. 

Antioxidantes: Ácido ascórbico (ácido cítrico), ácido acético (vinagre).

Corantes: Concentrado de sumo de beterraba, amido modificado, extracto de maçã e sumo de limão concentrado.

Benefícios do Beyond Burger?

Uma das maiores vantagens do Beyond Burger é o impacto ambiental. A redução pode chegar à 200 vezes comparado à hambúrgueres de origem animal. As razões para tal disparidade são: menor emissão de gases de efeito estufa, menor utilização de espaço para produção e a produção de Beyond requer a utilização substancialmente reduzida de água e energia.

Para além dos benefícios de sustentabilidade e ética animal, o Beyond pode facilitar a transição entre dietas para aqueles que pretendem ingressar no estilo de vida vegan.

Acima de tudo isto, o Beyond sabe realmente muito bem!

O Beyond Burger é saudável?

Pura e honestamente: Não. O Beyond Burger é altamente processado, extremamente calórico e alguns dos seus ingredientes merecem bastante atenção.

Por exemplo, a Proteína de ervilha do Beyond Burger, apesar de ser uma das mais balanceadas e saudáveis fontes de proteína vegetal, vem em forma de isolado em pó, que contém um alto teor de sódio. Metilcelulose é normalmente utilizado como laxante. Maltodextrina tem um indíce glicêmico alto.

Por isso, recomendamos consumir com moderação o Beyond Burger, pois apesar da fantástica experiência, os malefícios à saúde sobrepõe-se ao prazer.

Enfim…

Sugerimos que encontres as tuas respostas e tires as tuas próprias conclusões. Nós somos adeptos do nosso querido e caseiro VJ Patty, feito a partir de ingredientes frescos e puramente vegetal, coerente à dieta plant-based. Saboroso, saudável e sobretudo, sacia o desejo por junk food.

menu beyond burger
Vegan Cheeseburger – Photo by Douglas Santos

O Cheese Burger do Vegan Junkies

Porque um bom hambúrguer precisa de excelente companhia, no VJ criámos uma receita balanceada e super saborosa:

Pão de batata doce, Beyond Burger, molho BBQ, alface, cebola roxa, queijo Violife e pickles.

Acompanhado com deliciosas batatas fritas e molho caseiro de Chipotle.

Já estás com água na boca?

Vegan Junkies no Instagram

Vegan Junkies no Facebook

Referências:

“Daily Footprint, #31 – Beyond Meat” https://greenstarsproject.org/2019/04/14/beyond-meat-sustainability-ethics-lca-impact/

“Metilcelulose, informações gerais” https://www.indice.eu/pt/medicamentos/DCI/metilcelulose/informacao-geral

“O que é maltodextrina?” https://www.natue.com.br/natuelife/o-que-e-maltodextrina.html