Restaurantes dependentes de aplicações de entrega durante a Covid-19.
Durante tempos conturbados, os restaurantes tentam se manter à tona com muito esforço. Como nós do Vegan Junkies fazemos esta caminhada em corda bamba? Existe alguma solidariedade das apps como a Uber Eats e a Glovo aos restaurantes durante a situação actual? Qual é a relação entre os restaurantes e aplicações de entrega durante a Covid-19?

Têm-nos perguntado muito se estamos bem, se o Vegan Junkies está bem. Dadas as notícias que vamos lendo entre os alertas sonoros dos tablets das aplicações de entrega Uber e Glovo, era injusto dizer que as coisas estão a correr mal. E nós, assim como a maior parte da população portuguesa, continuamos aqui, optimistas, a dar o nosso melhor e a fazer a nossa parte, ainda que tenhamos muitos dias em que nos questionamos se faz sentido continuar de portas abertas. A verdade é que não podemos fechar, mas é difícil continuar em condições que estão bem longe de serem perfeitas.
O Vegan Junkies nasceu de um sonho e da vontade de democratizar a dieta vegana…
E assim levá-la à veganos e não veganos, pessoas com várias ideologias, crenças ou formas de estar na vida…
O nosso desafio sempre foi o de apresentar o mundo de sabores, texturas e oportunidades que essa dieta, que é mais que uma dieta, um lifestyle, nos dá, sem que para isso tivéssemos de cobrar uma pequena fortuna por cada refeição.
Sentimo-nos afortunados por nos breves 11 meses de vida deste projecto termos podido contar com um grupo de apoiantes regulares e apreciadores leais que nos são tão cruciais para mantermos as portas semi-abertas. A vocês, o nosso Obrigado!
Hoje, sobrevivemos com aquilo que conseguimos gerar a partir das vendas nas plataformas de entregas, que representam mais de 95% das nossas vendas actuais. A realidade, porém, é que, apesar de se terem mostrado uma ferramenta essencial para tantos outros negócios à volta do globo, as suas políticas de comissões precisam urgentemente de ser reavaliadas.

O cenário económico de várias pequenas empresas face à crise.
O Governo português tem dado o seu melhor para combater esta crise que, para grande parte de nós, é uma novidade. Nunca vivemos nada assim. No entanto, o pacote de medidas de apoio a empresas apresentado pelo primeiro-ministro é uma ilusão. Suspender as taxas de IVA e de IRC é, como muitos analistas mencionam, dar a corda para que a amarremos à volta dos nossos pescoços. Num cenário sem precedentes como o actual, em que qualquer previsão de recuperação é pura especulação, empilhar dívidas fiscais pode ser, sim, o vírus letal para vários pequenos e médios negócios sem grandes recursos.
Quanto às medidas de layoff simplificado, que nos dão garantias de podermos continuar a remunerar os nossos colaboradores, admitimos que são altamente relevantes e importantes. Porém, sem uma clarificação do Estado sobre os prazos de restituição dos salários que serão adiantados por nós, estas medidas deixam de ser efectivas, uma vez que influenciam directamente a nossa liquidez, bem essencial nos dias que correm.

Sobre as taxas cobradas pelas aplicações de entrega como a Uber Eats e a Glovo aos restaurantes:
Já vários restaurantes falaram sobre o assunto, mas na verdade nunca é demais falar em algo profundamente danoso e injusto. Num cenário em que as já tradicionais baixas margens de lucro se vêem reduzidas a quase zero, qualquer outra despesa se traduz em prejuízo. A média das comissões da Uber e da Glovo para restaurantes anda à volta dos 30% do valor facturado, além do pagamento de IVA da taxa do estafeta. No final das contas, após food costs e despesas, como a água, a electricidade, o gás e a renda, sobram-nos cêntimos para pagar aos funcionários.
Gostaríamos, no entanto, de expressar a nossa estima e o nosso respeito pelos bravos trabalhadores, que, faça chuva ou faça sol, com ou sem protecção adequada e de forma heróica, correm as colinas de Lisboa, as ruas do Porto, ou onde mais haja necessidade para garantir a sobrevivência de pequenos negócios, e o special occasion dinner de quem faz a sua parte em ao ficar casa.

O custo final entre restaurantes e aplicações de entrega…
No final das contas, como já é sabido, de forma a tentar reduzir perdas, os negócios vêem-se forçados a aumentar o preço de venda dos seus produtos, o que se reflecte no preço final que o consumidor – também ele afectado pela crise – deve pagar.
No caso do Vegan Junkies, desde que nos inscrevemos em tais plataformas, decidimos não aumentar o preço proporcionalmente ao que nos é cobrado, pois estamos conscientes das limitações e dificuldades financeiras dos tempos que correm.
Apesar disso, vimo-nos forçados a aumentar o preço dos nossos produtos e, principalmente, do nosso best-seller – o Beyond Meat Cheeseburguer, o hambúrguer pré-confeccionado pela gigante americana, que ficou famoso pelo seu incrível sabor a carne – como a única possibilidade de conseguir manter a sua oferta no menu, dado o seu elevado custo de aquisição e alta perecibilidade.

Apoia negócios locais:
Não queremos que saiam de casa de propósito para vir cá, mesmo que ver as vossas caras sorridentes seja sempre um ponto alto para nós. Mas lembrem-se que, se saírem, para ir trabalhar ou ao supermercado, podem mandar-nos mensagem pelo Instagram, pelo Facebook ou até telefonar-nos e encomendar a vossa dose de Vegan Junkies. Os preços mantêm-se os do menu para levantamento em loja, e é esta a melhor forma de apoiar os vossos negócios favoritos e, ao mesmo tempo, dar a volta às comissões e às taxas de serviço.
Aos nossos leais apoiantes, afastados de nós pela distância, e que têm nas aplicações de entregas a sua única forma de acesso, queremos agradecer pelo apoio e pelo carinho.
Por isso, a partir de hoje, com cada encomenda estamos a enviar um kit de lápis e folhas para colorir, para desanuviar a cabeça e dar asas à imaginação.
Mas não ficamos por aqui, queremos ver os vossos dotes artísticos assim que nos possamos encontrar de novo! Guardem os vossos desenhos depois de os pintarem:
A cada 5 “obras de arte” coleccionadas vamos oferecer qualquer item do nosso menu de forma gratuita, para que se sentem na nossa esplanada ao sol a celebrar o fim da tempestade.
Até lá, seguimos juntos, fortes, e a apoiar-nos uns aos outros!
Obrigado,
A família Vegan Junkies

Vegan Junkies na net: